Como funciona avaliação psicopedagógica?
 

É realizada uma entrevista com os pais com intuito de investigar e reunir dados que dizem à respeito da história de vida do indivíduo. No momento da avaliação os responsáveis descrevem os sintomas que a criança apresenta, indicando atuação terapêutica, possibilitando a compreensão da gênese do processo e da instalação do sintoma. O processo avaliativo é composto por 10 sessões com duração de 50 minutos. Pode haver alteração no número de sessões de acordo com o ritmo de aprendizagem do indivíduo.
Durante o processo terapêutico é realizado o levantamento do repertório referentes as habilidades acadêmicas e cognitivas relevantes para dificuldade de aprendizagem apresentada. São utilizados testes e jogos digitais como instrumentos para detectar possíveis perturbações em seu processo de aprendizagem. Possibilitando a compreensão de forma global e integrada os processos cognitivos, emocionais, sociais, culturais, orgânicos e pedagógico.
No final da avaliação é realizada uma comunicação verbal, em que a terapeuta relata aos pais os resultados obtidos ao longo do diagnóstico. Os pais receberão orientações assertivas de acordo com a necessidade da criança. Em alguns casos será indicado o tratamento psicopedagógico, podendo incluir outros profissionais.
Nas intervenções psicopedagógicas são aplicadas atividades terapêuticas adaptadas as características cognitivas da criança para ajudar a melhorar as funções cerebrais deficitárias. Também será utilizado nas sessões jogos cognitivos digitais, para desenvolver as habilidades cognitivas e atender as necessidades específicas do estudante.

depositphotos_223480950-stock-photo-adult-psychologist-sitting-child-drawing.jpg

Clínica de Especialidades Dra Ana Machado